A obra Frankenstein foi criada por Mary Shelley, para retratar a história da criatura. Diferente do que muitos pensam, Frankestein não é o nome do monstro, mas sim de seu criador, Victor Frankenstein,
Trata-se, da história de um incrível estudante de Anatomia, que se interessa peculiarmente pela vida e morte, sendo que no decorrer dos estudos,esse teve a genial ideia de criar um ser humano, mas um ser humano um tanto quanto diferente, muito mais alto, com órgãos proporcionais a essa altura gigante.
Montou e deu vida ao ser humano, este chamado por todos de criatura e não Frankenstein, logo apos a grande repulsa tanto da sociedade quanto de seu próprio criador, Frankenstein fora procurar seu próprio caminho, porém sem conseguir entender como seu próprio criador pode lhe dispensar.
Sozinho, dominou a linguística e o controle de seu corpo e cultivou a vingança contra seu criador.
Este então, livrou-se de todos os entes queridos de seu mentor, sendo sua ultima vitima o próprio Vitor Frankeinstein. Apos sua morte, este elaborou sua própria morte em uma fogueira e assim o fez....
Na literatura, podemos observar que toda a historia se da na Europa, descrevendo suas características de relevo, clima, hidrografia e cultura, observamos a passagem em vários pontos diferentes de toda a Europa.
Definitivamente a obra "Frankenstein"é um grande exemplo de definição da Europa num todo.
Frankenstein retratado nos filmes