quinta-feira, 5 de setembro de 2013

frankenstein


A obra Frankenstein foi criada por Mary Shelley, para retratar a história da criatura. Diferente do que muitos pensam, Frankestein não  é o nome do monstro, mas sim de seu criador, Victor Frankenstein,
Trata-se, da história de um incrível estudante de Anatomia, que se interessa peculiarmente pela vida e morte, sendo que no decorrer dos estudos,esse teve a genial ideia de criar um ser humano, mas um ser humano um tanto quanto diferente, muito mais alto, com órgãos proporcionais a essa altura gigante.
Montou e deu vida ao ser humano, este chamado por todos de criatura e não Frankenstein, logo apos a grande repulsa tanto da sociedade quanto de seu próprio criador, Frankenstein fora procurar seu próprio caminho, porém sem conseguir entender como seu próprio criador pode lhe dispensar.
Sozinho, dominou a linguística e o controle de seu corpo e cultivou a vingança contra seu criador.
Este então, livrou-se de todos os entes queridos de seu mentor, sendo sua  ultima vitima o próprio Vitor Frankeinstein. Apos sua morte, este elaborou sua própria morte em uma fogueira e assim o fez....
Na literatura, podemos observar que toda a historia se da na Europa, descrevendo suas características de relevo, clima, hidrografia e cultura, observamos a passagem em vários pontos diferentes de toda a Europa.
Definitivamente a obra "Frankenstein"é um grande exemplo de definição da Europa num todo.
Frankenstein retratado nos filmes

O que é Geopolítica??

A geopolítica  ( termo criado pelo cientista sueco Rudolf Kjellen),  foi desenvolvida para analisar e interpretar os fatos e o desenvolvimento político dos países europeus, tudo isso relacionado com a geografia destes, sua posição, clima etc.
Atualmente mesclam-se no estudo  a Globalização  conflitos árabe israelense, influencia americana e principalmente o uso dos recursos naturais (geografia) disponíveis e utilizáveis no meio.

Eurocentrismo

Há uma visão própria da Europa, esta vista pelos próprios europeus ao redor do mundo, é chamada de EUROCENTRISMO.
A população européia desde os primórdios, de alguma forma, se fez valer, através da cultura, valores, gostos, linguagem, modo de viver, agir, pensar....enfim de todas as formas os europeus sempre apostaram em suas raízes e características conquistando assim espaço no mundo valorizando sua tradição, mas inovando a seu modo em um mundo totalmente globalizado.

Europa, continente!?

A Europa, o nosso grande continente, que na verdade não deveria ser um continente. No ponto de vista físico a Europa nada mais é do que uma península  da Asia, cercada de água por todos os lados (menos por um que se liga ao continente)  e dividida pelo Monte Urais.  Porém devido à vários fatores, dentre eles, culturais, históricos, sociais, religiosos, econômicos  linguísticos  enfim uma vasta gama, a Europa é considerada um continente, diante de razões, sócio econômicas e culturais assim deve ser vista e interpretada.

Relevo europeu

O continente europeu apesar de ter seu espaço alterado, manteve suas características principais.
Este localiza-se no hemisfério norte acima da linha do Equador e em maior parte a leste do meridiano de Greenwich.
Localizando-se apenas na região Glacial Ártica a Russia, Finlândia, Noruega, Dinamarca (Gronelândia) e Suécia.

BARREIRAS NATURAIS
O turismo é uma das atividades econômicas desenvolvidas na Europa, seu clima e relevo contribuem em grande parte para isso.
Planaltos antigos e muitas planícies predominam neste continente. Existem alguns vulcões ativos em seu território, como o Vesúvio e Etna.

Europa Velho Mundo, novas transformações

O continente europeu é muito comentado no mundo todo. os turistas são atraídos anualmente por suas paisagens e museus. A europa é um velho continente com novas propostas e transformações que atraem a atenção de investidores e políticos.
A Europa constitui-se de 49 países, geopoliticamente dividida em Europa Ocidental e Europa Oriental.